top of page

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica da pele, relativamente comum, de origem inflamatória. Pode acometer a pele, o couro cabeludo, as unhas e até mesmo as articulações.

Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que há influência do meio ambiente e tendência genética. Ocorre um desbalanço do sistema imunológico, onde os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo), liberam substâncias inflamatórias e formadoras de vasos. Com isso, é ativada uma cascata imunológica que ocasiona o aumento na proliferação das células da pele, ocorrendo espessamento nas camadas da pele e consequente formação de escamas.

Clinicamente, observamos manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, que sangram com facilidade quando escoriadas. Quando ocorre acometimento das unhas, podemos encontrar unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes. Por se tratar de uma doença de cunho inflamatória, não é contagiosa.

Entre 30 e 40% dos pacientes com psoríase têm histórico familiar da doença. Estudos recentes têm mostrado forte associada entre psoríase e doença cardiovascular, principalmente a obesidade. Alguns outros fatores podem desencadear ou agravar o quadro clínico da psoríase, como estresse, frio, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Existem vários tipos de psoríase:

  • Psoríase em placas ou vulgar - forma mais comum da doença

  • Psoríase ungueal (acomete as unhas)

  • Psoríase do couro cabeludo – pode se confundir com dermatite seborreica (caspa)

  • Psoríase gutata – geralmente desencadeada por infecções; acomete mais crianças e jovens

  • Psoríase invertida – atinge áreas de dobras

  • Psoríase pustulosa

  • Psoríase eritrodérmica – acomete todo o corpo

  • Psoríase artropática – associada a dores articulares

O tratamento é determinado de acordo com o tipo e a gravidade do quadro de psoríase, com diversas opções terapêuticas disponíveis. Por se tratar de uma doença com lesões de pele aparentes, impacta significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. O acompanhamento com médico com o dermatologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento.

Psoriase.jpg
bottom of page